Methodology Update:
Boulos Consulting Group is an active member of networking groups, international and national... read more

  Professional Competences: Professional competences for us are a combination of knowledge, expertise, experiences... read more

  Sharing Knowlegde:
The Competence on People Management; The Networking Dificulty to Marketing Executives... read more

  Social Responsibility:
Such project was started in mid 2005, when by recomendation of IQE - Institute... read more

SOCIAL RESPONSIBILITY



PROJETO: “IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADE DE GERAÇÃO DE RENDA”
NA EMEF PROF. LORENÇO MANOEL SPARAPAN

emeflmsparapan@prefeitura.sp.gov.br


A EMEF Profº Lorenço Manoel Sparapan se localiza na zona sul de São Paulo, no Distrito do Jardim São Luiz. Possui 1.310 alunos e oferece o Ensino Fundamental Regular e EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS). Sua clientela é composta em grande parte por imigrantes de Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. Em 70% das famílias, somente 1 ou 2 pessoas trabalham, geralmente ocupando cargos de motoristas, pedreiros e domésticas. A renda familiar de 62% dos membros da comunidade é de até R$500,00.


A escola é composta por 33 classes. Destas, 06 são de EJA com aproximadamente 240 alunos na faixa etária entre 16 e 40 anos. Tendo em vista a especificidade deste público, buscamos constantemente o estabelecimento de parcerias que possam contribuir para a complementação da formação dos alunos. O projeto “IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE RENDA” é uma destas parcerias.


Tal projeto teve início no segundo semestre de 2005, quando por indicação do IQE – Instituto Qualidade de Ensino da AMCHAM, a escola foi procurada pelo Sr. Sami Boulos, empresário da área de Recursos Humanos que, após conhecer a escola e a especificidade do curso noturno, se ofereceu como voluntário para desenvolver um projeto que auxiliasse a tais alunos identificar oportunidades de geração de renda. O projeto foi apresentado ao grupo-escola que definiu que o mesmo seria desenvolvido no próximo ano letivo, para que pudesse constar do planejamento da escola, de forma oficial. Posto isto, em um evento de encerramento do curso noturno no final do semestre, o Sr. Sami foi apresentado aos alunos.


No começo do ano de 2006, o projeto foi iniciado com uma palestra de 90 minutos de interação entre os alunos e o voluntário, tendo por tema a criação de oportunidades de geração de renda, onde os alunos puderam esclarecer dúvidas, questionar e expor seus anseios. O passo seguinte foi a formação de pequenos grupos de alunos, organizados pelos professores, de acordo com as áreas de interesse de trabalho dos mesmos. Semanalmente estes grupos eram atendidos com o objetivo de discutir formas de se apresentarem ao mercado, trocar experiências, criar uma rede de relacionamentos, definir suas principais competências, analisar alternativas de emprego ou trabalho.


Contudo, no desenvolvimento do projeto, percebeu-se que não bastaria preparar os alunos. Seria importante captar vagas para onde encaminhá-los. Para tanto, foi estabelecida uma parceria entre a escola e a Associação Comercial do Jardim São Luiz, tendo em vista o fato da mesma já possuir um trabalho neste sentido, conhecido como Bolsão de Empregos. Tal bolsão está sendo informatizado e, atualmente, já existe um local para cadastramento dos candidatos às vagas. Também, por intermédio da Associação, está ocorrendo um contato com a Associação de Comércio e Indústria da região para revigorar o bolsão de empregos.


Além disso, visando fortalecer o projeto, estão previstas novas ações, quais sejam:
Oferta de um curso de capacitação ambiental realizado pelo INBRA - Instituto Brasil;
Dinâmica de grupo desenvolvida por psicóloga voluntária, visando trabalhar motivação, auto-estima e perspectiva de futuro dos alunos;
Avaliação psicológica dos alunos/candidatos pela mesma psicóloga;
Oferta de oficinas de informática e de artesanato, ministrada por oficineiros contratados por ONG’s.


Vale salientar que tal projeto não tem fins lucrativos, para nenhum dos parceiros e que tem sido muito gratificante, por se tratar de uma ação formativa que pode ter como reflexo a melhor qualificação de nossos alunos, como também sua colocação no mercado de trabalho.


Profª Sonia Regina da Silva - Diretora